Três mil atletas de 24 países correm a Meia Maratona de Famalicão
Três mil atletas invadem, no próximo domingo, as principais ruas do centro da cidade de Famalicão e parte da Estrada Nacional 206 e da EM309 para correr a Meia Maratona de Famalicão. À corrida de 21 quilómetros junta-se uma corrida ou caminhada de 10 quilómetros. As inscrições já estão esgotadas.
Corpo do artigo
A iniciativa começa e acaba no Parque da Devesa e já vai na décima edição. Segundo a organização, a cargo da Runporto em parceria com a Câmara Municipal, o percurso atravessará “várias ruas emblemáticas da cidade, oferecendo aos atletas uma oportunidade única de conhecerem Famalicão”.
Este ano a prova conta, pela primeira vez, com a presença de atletas oriundos do Quénia e da Etiópia, sendo que na competição estarão representados 24 países.
O atleta mais velho a percorrer os 21 quilómetros será Manuel Martins, com 78 anos, seguido de Conceição Grare, de 71 anos. Já os 10 quilómetros contam com a participação de Óscar Loureiro, de 84 anos, e de quatro atletas femininas com 74 anos.
“Os recordes vão cair todos, o objetivo é esse, e, com isso, tornar a meia maratona de Famalicão mais apelativa para trazermos, mais tarde, o chamado turismo desportivo”, explicou Jorge Teixeira, diretor desportivo da Runporto. O responsável considera que a prova famalicense tem de ter uma “marca mais apelativa”.
A meia maratona vai ser disputada maioritariamente por homens (82%) e para os 10 quilómetros estão inscritas maioritariamente mulheres (54%).
Além do apoio logístico, a autarquia local contribuiu com um subsídio de 30 mil euros. “Esta é aquela [meia maratona] que é a mais internacional de todas e vai fazer com que fique cada vez mais no radar internacional”, apontou Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão. O autarca considera que este tipo de eventos “ajudam a promover territórios e trazem muitos visitantes” ao concelho.
Este ano, uma das provas dos “European Police & Fire Games” realiza-se na Meia Maratona de Famalicão. Estes jogos juntam, em Braga, polícias e bombeiros de 32 países num programa de competições de 38 modalidades desportivas que vão do atletismo, natação e futsal ao tiro e ao bowling.