Foram cerca de três semanas de trabalho para construir a cascata de São João que valeu ao Jardim-Escola João de Deus o 1.º prémio do concurso promovido pela Câmara Municipal do Porto, na categoria I - concorrentes com idade igual ou inferior a 15 anos.
Corpo do artigo
Todas as crianças dos 3 aos 10 anos, juntamente com a comunidade educativa, puseram mãos à obra para recriar a zona da Ribeira na cascata de São João. E até os pais contribuíram com alguns balões.
"É um orgulho muito grande", refere Helena Maio, educadora e mentora do projeto, quando refere que o júri descreveu a cascata como "impressionante". Nas fotografias que retratam o processo de construção, veem-se as crianças a pintar o rio Douro com tinta azul nos pés e a fazer as dobragens com o cartão e papel que foram recolhendo.
"Decidimos substituir os três santos tradicionais das cascatas por Rui Moreira [presidente da Câmara do Porto], o presidente Marcelo e o António Costa [primeiro-ministro]", explica a educadora. Assim, enquanto os alunos desenhavam, as professoras ensinavam a importância das personagens e as suas funções.
Os alunos valorizam esta iniciativa por causa do espírito de equipa, e apesar de ser um projeto "muito cansativo", acabou por ser "gratificante". "Eles ficaram todos contentes quando souberam que ganhamos o 1.º prémio". Quem o diz é a diretora da escola, Paula Graf, enquanto explica que a participação neste concurso passa por privilegiar a arte e a criação artística. "É bom para as crianças saírem do mundo virtual. Hoje em dia as crianças não são tão criativas e a nossa escola pretende desenvolver essa criatividade", acrescenta.
Apesar do orgulho que sente por ganhar o concurso, a diretora lamenta que haja cada vez menos estabelecimentos de ensino a participar no concurso. "Antigamente era uma lista enorme de escolas que concorriam, agora são poucas e perde-se a tradição", observa.
O Jardim - Escola João de Deus participa em concursos deste âmbito há cerca de dez anos. Entre primeiros, segundos lugares e menções honrosas, a escola conta com seis prémios que distinguiram as cascatas de São João e os presépios de Natal.