Três túneis rodoviários na Avenida João XXI, Campo Grande e Entrecampos, em Lisboa, foram encerrados no sábado à noite por prevenção por causa do mau tempo.
Corpo do artigo
A decisão foi tomada "considerando que se está a entrar em aviso laranja a partir das 00:00 e, considerando que da última vez que tivemos aviso laranja houve aquele fenómeno inesperado de agravamento para vermelho, só por uma questão de prevenção, encerrámos estes três túneis", disse à agência Lusa a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Margarida Castro Martins.
Segundo a mesma fonte, foi cortada a circulação rodoviária a partir das 23.30 horas, por tempo indeterminado, e o túnel do Marquês de Pombal está em monitorização.
"Assim que se entender que está em risco de alagar ou de alguma situação também o encerraremos", explicou Margarida Castro Martins.
A diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil lembrou que o pico de precipitação esperado é entre as 2 horas e as 4 horas e que estão mobilizados o Regimento de Sapadores Bombeiros, a Polícia Municipal, os bombeiros voluntários e a equipa da Proteção Civil para "fazer o reconhecimento permanente em toda a cidade".
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir das 0 horas de hoje até às 3 horas vigora o aviso laranja nos distritos de Lisboa, Leiria, Santarém e Setúbal, com previsão de chuva, por vezes forte e persistente.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) decretou no sábado o estado de alerta especial de nível amarelo para todo o dispositivo do continente, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao agravamento das condições meteorológicas.
O comandante nacional da ANPC, André Fernandes, alertou, em conferência de imprensa na sede nacional em Carnaxide (Oeiras), para a precipitação "pontualmente intensa" esperada em algumas zonas do país a partir da madrugada de hoje, que vai ter impacto nas bacias hidrográficas dos rios Vez, Cávado, Tejo, Zêzere, em particular no afluente do rio Nabão, "que podem entrar em cheia".