Três veículos ligeiros da mesma marca, adquiridos num stand em Mafra, andaram a circular com a mesma matrícula durante três meses. Problema foi detectado por um dos proprietários.
Corpo do artigo
"Comprei um carro novo em Julho e, quando fui tirar o selo do carro, na deslocação às Finanças fui informado que havia mais dois carros com a mesma matrícula", afirmou à Agência Lusa José Maria Cativo, proprietário de uma das três viaturas.
"Tive o carro três meses sem saber que não estava no meu nome, apesar de ter pago o carro a pronto", sublinhou este cidadão.
Apesar de esta semana o caso ter sido resolvido pelo concessionário, com a entrega de nova documentação e nova viatura com data de Outubro, o cidadão não só teve de agora alterar o seguro como "quase não andar com o carro", desde que detectou o erro. "Ainda agora parece impossível o que aconteceu", disse.
José Maria Cativo, residente em Peniche, disse ter sido informado pelo concessionário de que "tinha havido um engano no Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT)", antiga Direcção Geral de Viação.
Contudo, o IMTT esclareceu em resposta à Agência Lusa que "é completamente impossível a atribuição de uma mesma matrícula" a mais do que um veículo, uma vez que o sistema informático que emite os números de matrícula é "sequencial", mas não fornece as respectivas chapas.
Fonte do Grupo Fiat Portugal disse que a marca é "alheia ao problema", uma vez que são os próprios concessionários a fabricar e colocar as chapas de matrícula.
A administração do stand de Mafra esteve indisponível para prestar esclarecimentos.