Três viaturas ficaram retidas, esta terça-feira ao início da tarde, em Melgaço, devido à acumulação de neve na estrada. A circulação esteve condicionada em alguns pontos, mas a situação já se encontra resolvida.
Corpo do artigo
“As pessoas circulam sem qualquer tipo de meio de apoio, nomeadamente umas correntes, e como nevou nos sítios de maior altitude, viram-se com algumas dificuldades, mas, entretanto, já foram ajudadas e estão em sítio seguro”, informou o responsável da Proteção Civil Municipal de Melgaço, Luís Matos.
Numa das situações, o alerta foi dado através do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Viana do Castelo, envolvendo “duas viaturas que se encontravam no Lugar de Varziela, quem sobe para o centro da freguesia de Castro Laboreiro. Estavam com dificuldades em subir. Como tinha nevado naquela altura e havia neve com dois ou três centímetros, não estavam a ter grandes condições de circular. Um dos meios que estava no terreno foi ao encontro deles e já os ajudou”, relatou Luís Matos, adiantando que “a situação (meteorológica) já se desagravou e a neve derreteu”.
Houve “ainda dificuldades com outra viatura na Estrada 202-3, antiga estrada de acesso a Castro Laboreiro”. “Como é a zona quem sobe ao Alto da Portelinha, a uma cota acima dos 1250 metros, há também acumulação de neve e, de vez em quando, isto provoca algum condicionamento”, declarou ainda aquele responsável da Proteção Civil Municipal de Melgaço, acrescentando que “a GNR fez também um corpo temporário de trânsito no cruzamento entre Lamas de Mouro e Alcobaça e já se restabeleceu a circulação”.
Contactado o Comando territorial da GNR de Viana do Castelo, fonte do gabinete de relações públicas informou que “a Estrada Nacional 202 esteve condicionada, na zona de Lamas de Mouro, entre as 14 e as 16 horas”.
Após vários dias de temperaturas de verão, as zonas montanhosas do Alto Minho, acima dos 800 metros, acordaram esta terça-feira pintadas de branco. Nevou nos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez e Monção. Em Melgaço, houve queda de neve nas freguesias de Cubalhão, Gave, Lamas de Mouro, Branda Aveleira e Castro Laboreiro.
Também nevou em Arcos de Valdevez. A junta de freguesia de Cabana Maior publicou na manhã desta terça-feira, várias fotografias de paisagens pintadas de branco.