Um incêndio que deflagrou na tarde desta quarta-feira, na fachada de um prédio em Valbom, Gondomar, causou 13 intoxicados, dois deles em estado grave. Para o local foram mobilizados vários meios. As causas do fogo estão por apurar.
Corpo do artigo
O alerta para o fogo, que deflagrou no rés do chão do edifício de cinco andares, na Rua Xanana Gusmão, em Valbom, foi dado pouco depois das 15.30 horas, e para o local foram mobilizados meios das corporações de bombeiros de Valbom, Gondomar, S. Pedro da Cova e Areosa, além do INEM. Também a PSP, a Polícia Municipal e o serviço municipal de proteção civil foram acionados.
Segundo informações recolhidas pelo JN, 13 moradores tiveram de ser assistidos no local por inalação de fumo, sendo que, destes, dois foram transportados para o hospital em estado considerado grave e um foi considerado vítima ligeira. Entre os transportados para unidade hospitalar estava um morador acamado, apurou o JN.
De acordo com fonte dos Bombeiros de Valbom, ardeu toda a fachada frontal do edifício. O facto de ser composta por capoto, um material inflamável, explicará a rápida propagação das chamas. As causas do incêndio estão por apurar. No total, foram mobilizados perto de 40 operacionais, apoiados por cerca de 20 viaturas.