Trilho do Açudes reforça rede de percursos homologados em Albergaria-a-Velha
É inaugurado este domingo o “Trilho dos Açudes”, o novo percurso pedestre homologado no concelho de Albergaria-a-Velha. Inclui, para além de açudes e pontes, moinhos, ruínas e o Forno da Telha, que dão a conhecer a história da localidade.
Corpo do artigo
O novo trilho vai juntar-se a outros trajetos oficias, totalizando 60 quilómetros no meio da natureza.
O novo trilho é circular, tem grau de dificuldade medio e estende-se ao longo de cerca de 10 quilómetros, com início e fim junto ao Solar das Camélias, na aldeia de Telhadela. O trajeto inicial foi delineado por Nuno Jesus, residente que conhece bem a área, e pela Donaldeia – Associação para o Desenvolvimento de Telhadela, num trabalho ao qual se juntaram depois a Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas e o Município de Albergaria-a-Velha. Foi em seguida sinalizado e homologado pelas entidades públicas, que agora deverão assegurar a sua manutenção.
De acordo com a autarquia, o trilho foi concebido como um “percurso de valorização histórico-cultural, promovendo a arqueologia rural da região”. Entre os pontos de maior interesse destacam-se o Forno da Telha, a Ponte do Pinto, o açude do Freixieiro com casa de moinhos, as ruínas da Vidoeira e elementos de arquitetura tradicional dos séculos XVII e XVIII, como a Capela de Santa Ana e a Casa do Pinto.
Trail e caminhada
Ainda que só agora esteja homologado e seja inaugurado, o percurso já existia há algum tempo, atraindo, à semelhança dos outros trilhos do concelho, "muita gente" devido às suas "paisagens lindíssimas”, conta Delmira Gomes, presidente da associação Donaldeia, lamentando que os fogos de setembro passado tenham afetado alguns pontos do itinerário.
O trilho vai ser oficialmente inaugurado hoje, pelas 9 horas, com um trail/caminhada organizado pelo Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela. No final da semana estavam inscritas 320 pessoas.
Com este novo itinerário, o cocnelho de Albergaria-a-Velha passa a dispor de seis trilhos, que representam cerca de 60 quilómetros de percursos pedestres homologados. Em breve a rede será alargada, pois a Câmara e a Junta de Freguesia de Alquerubim estão a preparar um novo percurso.