Trinta trabalhadoras ficaram sem emprego depois de a confecção "Carlos & Marcos", em Vizela, ter anunciado o encerramento da firma. As operárias, que ainda não receberam os salários de Dezembro e de Janeiro, tinham acionado um pré-aviso de greve com efeitos a partir de segunda-feira, dia em que foram informadas do encerramento da firma.
Corpo do artigo
Os impressos necessários à obtenção do subsídio de desemprego estão já a ser distribuídos às trabalhadoras, que relatam uma redução do volume de encomendas e atrasos pontuais no pagamento de salários, ignorando a gravidade da situação que conduziu ao fecho da confecção.
A empresa, sediada junto aos bombeiros, dedicava-se à confecção de vestuário de malhas.
"Havia encomendas mas a administração alega que os compromissos eram muitos e o dinheiro não chegava para suportar todas as despesas", adiantou Américo Oliveira, do Sindicato do Vestuário. As trabalhadoras temem as dificuldades no reingresso no mercado de trabalho, atendendo à situação actual, com as pequenas empresas a fecharem e as de maior dimensão em dificuldades. "Algumas das trabalhadoras tinham perdido o emprego em 2008 e foram lá admitidas. Ao fim de 8 ou 9 meses estão de novo desempregadas", realça Américo Oliveira. O sindicalista realça que, desde finais do ano passado, a crise tem precipitado muitas micro e PME para o encerramento, havendo "muitas empresas com 5 ou 6 trabalhadores que encerram e nem chegamos a tomar conhecimento". Não foi possível contactar a administração da empresa.