Corpo do artigo
Em Penacova há uma troca de papéis nos principais órgãos de gestão autárquica. Humberto Oliveira, atual presidente da Câmara, atingiu o limite de mandatos e será candidato pelo PS à Assembleia Municipal. Já Pedro Coimbra, atual presidente da Assembleia Municipal, é o novo candidato dos socialistas à liderança do Executivo. Deputado à Assembleia da República pelo PS, preside à Comissão Parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. Foi também presidente da Águas de Coimbra e vice-presidente da CCDR do Centro.
Na oposição surge o candidato independente apoiado pelo PSD, Álvaro Coimbra. O jornalista da delegação conimbricense da RTP suspendeu a sua ocupação profissional no início do ano com o propósito de se candidatar à autarquia da sua terra natal. É presidente da Casa do Povo de Penacova e foi fundador e diretor do extinto Jornal de Penacova.
O Chega leva a votos o nome de Carlos Mendes Oliveira.
Em 2017, o PS conquistou 54,75% dos votos e conseguiu quatro mandatos. O PSD ficou na segunda posição, com 35,74% e três vereadores eleitos. A CDU reuniu 4,75% e o CDS terminou com 1,44% dos votos.