À terceira foi de vez. Depois de dois concursos falhados, o município da Trofa conseguiu concessionar a recolha de resíduos urbanos no concelho. O contrato para a prestação daquele serviço, no valor de 10,3 milhões de euros, foi assinado com a empresa Rede Ambiente, que ganhou o procedimento lançado pela empresa municipal Trofambiente, ao qual se apresentaram nove concorrentes.
Corpo do artigo
O contrato, firmado para oito anos, diz respeito à recolha de resíduos em contentores de superfície e enterrados, individuais ou coletivos, em compartimentos de armazenamento coletivo (casa do lixo) e em sacos depositados na rua. O caderno de encargo inclui a recolha de resíduos na feira/mercado da União de Freguesias de Bougado, cemitérios, jardins, parques de lazer, escolas e equipamentos municipais, assim como a eventual necessidade de operações especiais aquando de eventos como a Feira Anual da Trofa, a Expotrofa e a Belive. A recolha de biorresíduos também faz parte do contrato, assim como a recolha de monos/monstros, de resíduos verdes e a limpeza de depósitos ilegais de entulho.
No caderno de encargos, previa-se a recolha de 16500 toneladas de resíduos indiferenciados, 500 toneladas de biorresíduos e 170 toneladas de monos e resíduos verdes.
Entretanto, o município da Trofa lançou um concurso público com um preço-base de 769,1 mil euros para a aquisição de contentores para a recolha seletiva de resíduos urbanos. O procedimento foi dividido em sete lotes e as propostas devem ser apresentadas até 6 de outubro.