O município da Trofa vai voltar a tentar entregar a recolha de lixo no concelho a privados. Desta vez, a terceira, o valor do negócio, para um período de oito anos, ascende a 11,65 milhões de euros (sem IVA). As duas tentativas anteriores redundaram em fracasso.
Corpo do artigo
O concurso público para a “prestação de serviços de recolha de resíduos urbanos no concelho da Trofa” já foi publicado em Diário da República. Os interessados devem entregar as propostas até às 15 horas de 31 de março. A memória descritiva e justificativa dos trabalhos a realizar, o plano de trabalhos, o plano de inovação, os mapas financeiros e nota justificativa do preço são fatores, entre outros, que o júri do concurso vai valorizar na hora de decidir.
O concurso foi lançado pela Trofambiente, empresa municipal criada em 2022 e que iniciou atividade a 6 de janeiro de 2023, precisamente com a missão de “prestar um serviço público de recolha, tratamento e deposição em aterro de resíduos urbanos, de qualidade, aos munícipes, ao mais baixo custo”.
Este é o terceiro concurso lançado pela Trofambiente para concessionar a recolha de lixo no concelho. Em 2023, a empresa municipal lançou dois procedimentos – um no valor de 9,46 milhões de euros; outro de 10,68 milhões), que acabaram por ser cancelados.