O piloto natural de Viana do Castelo, Renato Pita, apresentou este sábado, na sua terra natal, novos desafios para a sua carreira: estreia no Todo-o-Terreno (TT), regresso ao asfalto no Campeonato de Portugal de Ralis e continuidade do seu projeto de sensibilização dos mais novos para a segurança rodoviária.
Corpo do artigo
Numa sessão pública naquela cidade, deu a conhecer o seu novo carro, um Zephyr, modelo construído pela equipa francesa PH Sport e que conta duas participações no Dakar (2023 e 2024).
"É um novo desafio. Significa mais trabalho. [O TT] é uma modalidade complemente nova para mim e, por isso mesmo, a equipa também foi melhorada em alguns aspetos, nomeadamente em pessoas que têm ligações ao Todo-o-Terreno e que me podem ajudar", declarou o piloto, que terá a seu lado Rui Moreira nas provas de TT e Bárbara Ferreira nas provas de rali.
"Este novo passo que dei na minha carreira, digo desde já que é bastante difícil, porque vinha habituado a um tipo de prova e o TT é completamente diferente", disse, admitindo que, nesta modalidade, ao contrário do que acontece no asfalto, terá encarar terreno desconhecido, "sem treinos nem reconhecimento do percurso", e com "uma condução de improviso e muito mais à vista".
"Estas novidades, neste primeiro ano, vão causar algumas dificuldades, mas sou um homem de desafios e estou aqui pronto para abraçar este novo passo e rapidamente chegar aos melhores resultados", sublinhou.
A sua primeira prova será nos dias 21, 22 e 23 de março na Baja TT Escuderia Castelo Branco.
Seguem-se a Baja TT Norte de Portugal, de 25 a 27 de abril, a Baja TT Sharish Reguengos/Mourão, de 11 a 14 de setembro, e a Baja TT de Lagos, de 21 a 23 de novembro.
Nos ralis, competirá no Rali Castelo Branco e Vila Velha de Rodão, a 13 e 14 de junho, no Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves Verín, a 19 e 20 de setembro, no Rali Vidreiro, a 17 e 18 de outubro, e no Rali de Lisboa, de 30 de outubro a 1 de novembro.
Nesta nova etapa, Renato Pita conta a Shell Portugal como principal patrocinador, que também o apoiará nas ações de sensibilização dos mais novos para a segurança rodoviária.
O piloto é mentor da campanha Etapa Segura, que tem percorrido escolas em todo o território nacional e "vai continuar", afirmou afirmou este sábado. Estão "já agendadas várias ações em todo o país", acrescentou Renato Pita. "Neste momento, a campanha está a sofrer uma reforma a nível de conteúdos, estamos a aguardar pelos conteúdos que são dados pela Direção-Geral de Educação, e também a nível de imagem por causa da mudança do principal patrocinador", referiu, adiantando que a ação será "retomada no terceiro trimestre" e que no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, fará, nesse âmbito, uma ação conjunta com a câmara municipal de Viana do Castelo.
Renato Pita nasceu em S. Salvador da Torre, em Viana do Castelo. Competiu assiduamente na Madeira nos últimos quatro anos. Conta com mais de uma centena de participações em provas nacionais e internacionais, somando 26 vitórias e 7 títulos, dos quais se destaca a vitória no Tour European Rally 2WD Trophy em 2017.