Tubarão gigante fotografado junto a eólicas ao largo de Viana do Castelo
Um tubarão-frade, cuja espécie é conhecida por ser das maiores do mundo, podendo atingir 10 metros de comprimento, foi fotografado junto às eólicas do parque WindFoat Atlantic, ao largo de Viana do Castelo.
Corpo do artigo
A informação foi divulgada pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), dando conta que o aquele tubarão é "o segundo maior do mundo, a seguir ao tubarão-baleia".
"É enorme mas não é perigoso, alimentando-se de krill, plâncton e ovas de peixe. Abrindo a sua enorme boca, aspira a água e retém o alimento, podendo filtrar mais de duas mil toneladas de água por hora", informa a DGRM, indicando que este tipo de animal pode ser "por vezes avistado na orla atlântica nacional".
Numa publicação feita este domingo no Facebook, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos anuncia: "Na foto, veja um exemplar recentemente fotografado na zona do parque eólico offshore de Viana do Castelo. Normalmente são avistados onde a água é mais rica em alimento e não mostram receio em se aproximar de pessoas ou embarcações".
E descreve, que "apesar do tamanho e lentidão que o caracterizam (deslocam-se a uma velocidade média de 2 nós), [os tubarões-frade] são por vezes avistados a dar saltos fora de água como os golfinhos".
Este animal, também conhecido por "tubarão-peregrino", pode pesar cerca de cinco toneladas. As três turbinas eólicas do parque WindFoat Atlantic estão instaladas a cerca de 20 quilómetros da costa de Viana do Castelo.