A primeira noite oficial das Feiras Novas começou sexta-feira com um programa dedicado a espetáculos de fado, tunas académicas, bandas de música e cantares ao desafio.
Corpo do artigo
Pela primeira vez, o Largo da Lapa recebeu os habituais concertos de fado e de tunas académicas que deram início a uma noite de festa espalhada por toda a vila limiana. Descendo ao Largo de Camões, as bandas de música de Moreira do Lima, de Ponte de Lima, e Rio Mau, de Penafiel, protagonizavam um despique salutar pelas palmas e folia de centenas de pessoas no público.
Na loja oficial das Feiras Novas, situada num canto do Largo de Camões, o típico chapéu de palha das festas era o produto mais procurado pelos visitantes e turistas.
Na Expolima, Zé Cachadinha, figura típica de Ponte de Lima associada aos cantares ao desafio, protagonizou um espectáculo, que já faz há 15 anos, acompanhado por amigos cantadores. Perante uma plateia com centenas de pessoas, Cachadinha e amigos cantaram e desafiaram o significado das palavras sempre em tom maroto e de improviso.
Este sábado realiza-se o cortejo etnográfico das Feiras Novas, um dos números do programa que mais visitantes atrai, com a presença do presidente da República.