Após obras de requalificação de 5,5 milhões de euros, o túnel do centro da cidade de Braga, agora chamado, Via da Liberdade, com 1,15 quilómetros, foi inaugurado este sábado de manhã pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, e reabriu ao trânsito automóvel ao começo da tarde.
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A via tem duas entradas, uma a ligar a Avenida Central à da Liberdade e outra a partir da Avenida António Macedo (Circular Norte), esta com ligação ao parque de estacionamento da Bragaparques, no subsolo do chamado Campo da Vinha no coração do centro urbano.
Depois de ter percorrido a via a pé, acompanhado do dono da obra, José Teixeira, da firma DST, de vereadores, autarcas e técnicos, Ricardo Rio salientou que o túnel está, agora, mais seguro para quem o percorre, dado que está munido de vários sistemas de segurança e sensores de alerta em caso de acidente, incêndio ou qualquer outro percalço, como em caso de inundações.
Os ventiladores são acionados de imediato mesmo quando há excesso de fumos sem incêndio, conforme se pôde verificar numa simulação de alerta feito aquando da visita.
O piso e a iluminação foram renovados, as paredes embelezadas – havendo mesmo um painel de azulejos com motivos alusivos à cidade : “é um túnel inteligente”, sublinhou o autarca.
Ricardo Rio disse, ainda, que a obra derrapou dois meses no prazo previsto para o seu término, o que – salientou - se deveu à necessidade de "pôr em funcionamento todo o sistema de segurança", com testes envolvendo a Ligação da instalação à Rede de Média Tensão e ensaios à instalação elétrica, Ensaios e Formação Deteção de Incêndio e Deteção Gases, Formação sobre o Gerador de Segurança e sobre as Tecnologias de Informação Instaladas (vídeo vigilância).
Englobaram, ainda, Ensaios e Formação sobre Iluminação Viária, Ensaios Luminotécnicos e Ensaios Integrados e Simulacros com Ventilação, Deteção de Incêndio e de Gases.
Ricardo Rio agradeceu aos bracarenses o sacrifício feito durante a obra – que complicou a fluidez do trânsito no centro – e acentuou que essa fluidez vai agora melhorar, embora não acabe com os constrangimentos: “há muitos carros a circular em Braga o que torna difícil impedir que haja problemas de escoamento de tráfego”, frisou.
Inaugurado em 1997 – ao tempo da gestão do socialista Mesquita Machado - e prolongado em 2009, o equipamento “nunca havia sofrido qualquer intervenção de fundo”.