Há mais de 20 anos que é esperada uma ligação direta da Senhora da Hora à A28, tendo em conta que a rotunda da AEP está sempre um caos e a Circunvalação permanentemente congestionada. Mas agora que a obra do túnel, na Avenida Calouste Gulbenkian, está pronta há semanas não se percebe qual a razão para a via permanecer encerrada.
Corpo do artigo
Contactada fonte oficial do NorteShopping, responsável pela empreitada, respondeu que "a data de abertura do túnel será definida pela Câmara de Matosinhos, assim que a obra terminar. E de facto, a empreitada já acabou. Tanto que até a sinalética que indica a entrada na A28 já foi colocada, apesar de continuar tapada. E também já houve tempo para as paredes de entrada do túnel serem grafitadas.
Ainda assim, fonte da Câmara de Matosinhos referiu que "ainda não há data" para abrir a nova entrada na via rápida. Via essa que surge paralela à já existente, com entrada pelo parque de estacionamento do hipermercado e que termina por trás da bomba de gasolina.
Obra sofreu atrasos
De resto, a empreitada do túnel, que ajudará a aliviar o trânsito numa das zonas mais congestionadas do Grande Porto, sofreu vários contratempos ao longo da execução.
Primeiro, "tiveram de ser desviados cabos de baixa tensão e foi necessário fazer um novo coletor de águas pluviais, o que acabou por atrasar a obra em cerca de um mês", explicou ao JN, em novembro, o vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
Nessa altura, a Sonae Sierra, dona da obra, ainda acreditava que fosse possível concluir o túnel no final desse mês, ainda a tempo do Natal.
O mau tempo acabou por prejudicar o avanço da empreitada, nomeadamente a execução das pavimentações e revestimentos finais, tendo havido a necessidade de voltar a adiar a conclusão do túnel. O primeiro trimestre deste ano voltou a ser o novo prazo, tendo a obra ficado pronta há semanas.