Uma semana após o incêndio que destruiu um autocarro na galeria sul do Túnel do Marão, sentido Amarante-Vila Real, a circulação está restabelecida.
Corpo do artigo
Depois de reparados os estragos, este domingo foram concluídas com sucesso as inspeções e testes levados a cabo, durante o fim de semana, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e pelo Instituto da Mobilidade e Transportes.
A Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pelo túnel, salienta que o incidente provocou "alguns danos ao nível da infraestrutura e dos sistemas de segurança e monitorização existentes". Durante os últimos dias foram reparadas e limpas as superfícies de betão e foi repavimentada de uma secção com cerca de 100 metros de comprimento.
A empreitada englobou ainda a reparação e substituição, total ou de alguns componentes, dos equipamentos e sistemas de segurança, iluminação e comunicações instalados.
"Garantidas todas as condições de funcionamento e segurança, a Infraestruturas de Portugal foi autorizada pelo Instituto da Mobilidade e Transportes a proceder à reabertura total da circulação no Túnel do Marão", informou a IP.
Agora é tempo de fazer o balanço do que terá corrido menos bem no socorro aos 20 passageiros que o autocarro transportava entre Braga e Vila Real. Apesar de a IP garantir que o plano de emergência foi prontamente ativado e que foram cumpridos os procedimentos nele estabelecidos, há várias entidades, nomeadamente o Governo e a Liga dos Bombeiros, que querem uma avaliação detalhada do que se passou.