Um turista, de nacionalidade brasileira, morreu afogado, este sábado ao final da tarde, na Praia Fluvial de Pereiró, na freguesia de Vilar da Veiga, do concelho de Terras de Bouro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Corpo do artigo
O homem, com 27 anos e residente em Braga, desapareceu antes das 18.45 horas, na zona de confluência dos rios Gerês e Cávado, numa zona em frente à Central Elétrica de Vilarinho da Furna, na Albufeira da Caniçada, onde nos últimos anos tem havido vários afogamentos, e o corpo só foi encontrado pelas 21.30 horas.
No local estiveram os familiares do homem desaparecido, assim como a namorada, a receber apoio psicológico. Diversas corporações de bombeiros da região foram mobilizadas, sob a liderança de Lino Oliveira, segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.
A GNR participou nas operações para localizar o turista, afogado a três metros da margem, com uma embarcação do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente) do Destacamento da Póvoa de Lanhoso e do Posto da GNR do Gerês.
As operações começaram cerca das 18.45 horas, deslocando-se também para o local militares do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Gerês, da Unidade de Emergência de Proteção e de Socorro (UEPS) da GNR, aquartelados na Vila do Gerês.
Foram ainda destacados socorristas da Delegação de Rio Caldo da Cruz Vermelha Portuguesa e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Braga do INEM, com uma equipa de medicina e de enfermagem.
