Já teve alta hospitalar a mulher de 42 anos, de Famalicão, que ficou gravemente doente durante as férias na República Dominicana. Sónia Pereira esteve durante mais de uma semana internada no Hospital de Braga e está agora em casa, em Arnoso Santa Eulália, Famalicão.
Corpo do artigo
Para além da medicação, de acordo com Catarina Pereira, filha da doente, a turista tem que estar "pelo menos seis meses em repouso absoluto e continuará a ser seguida pelo serviço de cardiologia do Hospital de Braga".
11199627
Depois de ter sido medicada para uma gastroenterite, três dias depois de ter chegado ao destino de férias, de volta a Portugal, no Hospital de Braga, foi-lhe diagnosticada uma "miocardite", ou seja, uma inflamação do músculo do coração, "que é responsável pela sua contração e que, inflamado, prejudica o bombeamento do sangue, provocando arritmias e insuficiência cardíaca".
Nos últimos meses, a República Dominicana tem sido notícia pela morte inexplicável de turistas, sobretudo americanos. A principal causa para as mortes é o consumo de bebidas adulteradas. No caso da mulher de Famalicão, que não bebe bebidas alcoólicas, tudo aponta para que a doença bacteriológica tenha sido contraída através do gelo usado para refrescar as bebidas e feito com água não potável.
11021006
Em junho, quando começaram as mortes, a Secretaria de Estado das Comunidades foi contacta por diversos turistas que pretendiam informações sobre o que fazer. "Não há nenhum cuidado especial a ter para visitar a República Dominicana. É preciso ter os cuidados de saúde normais num país tropical como, por exemplo, tomar as vacinas a difteria, o tétano e a poliomielite", disse fonte do gabinete do Secretário de Estado José Luís Carneiro.
Sónia estava de férias com o marido e, no mesmo hotel, tomou conhecimento de outros portugueses que também apresentavam sintomas de febre e falta de ar. Nenhum deles pediu ajuda ou comunicou ao consulado a situação. Tal como a mulher de Famalicão, voltaram para casa em voos comerciais e recorreram ao Serviço Nacional de Saúde.