A Universidade do Porto (U. Porto) vai construir um novo edifício no interior do atual campus da Faculdade de Letras destinado a atividades de investigação e cujo investimento deverá rondar os três milhões de euros.
Corpo do artigo
À agência Lusa, o gabinete de comunicação da U. Porto esclareceu hoje que o novo edifício, intitulado 'FLUP ID', complementa as atuais instalações da Faculdade de Letras, na zona do Campo Alegre.
O concurso público para a empreitada ainda vai ser lançado, estando dependente do visto prévio do Tribunal de Contas.
O arranque das obras não deverá acontecer nos próximos seis meses, afirmou o gabinete de comunicação da U. Porto, adiantando que o investimento global deverá rondar os três milhões de euros.
O novo edifício "permitirá realizar um acrescento funcional às instalações existentes, colmatando áreas funcionais em falta, atualizando e modernizando as suas valências e inaugurando um novo conceito espacial, na área das instalações da produção e investigação científica", lê-se na memória descritiva do projeto.
Destinado à investigação científica, o edifício, que irá ser construído no extremo do lote junto à residência universitária José Novais Barbosa, vai ter quatro pisos superiores e um piso no subsolo.
No piso -1 está prevista a construção de um auditório com 399 lugares e um palco elevado, assim como instalações sanitárias e áreas técnicas. O piso térreo será o átrio do edifício e no segundo piso está prevista a construção da cafetaria, criando "uma grande sala de refeições, assim como uma cozinha aberta".
O terceiro e quarto piso irão acolher as áreas de investigação e desenvolvimento científico, com espaços em 'open space', zonas de secretariado e uma sala de reuniões.
Na sequência do pedido de licenciamento das obras de construção, a U. Porto solicitou ao município do Porto uma redução de 60% das taxas devidas, proposta que será discutida na reunião privada do executivo, agendada para segunda-feira.