A doente chama-se Viiktoria, tem 37 anos, e no dia 22 de dezembro de 2021 sofreu um atropelamento do qual resultaram "múltiplas lesões graves".
Corpo do artigo
Na conferência de imprensa realizada, esta manhã, no Hospital de São João no Porto, os diretores dos serviços de Ortopedia e Urologia revelaram que o estado das lesões de Viiktoria são graves e que a paciente vai necessitar de diversas intervenções cirúrgicas.
A doente chegou ao Hospital de São João, na noite da passada quinta-feira, e foi transportada desde a Polónia com o apoio das equipas "Médicos do Mundo".
Foi recebida por uma equipa multidisciplinar que inclui áreas de intervenção como a psicologia. "Queremos trabalhar com a família num clima de paz e serenidade para caminhar para uma efetiva recuperação", afirmou Fernando Araújo, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João.
Fernando Araújo adiantou ainda que o Hospital está disponível para receber mais doentes da Ucrânia. Neste momento, existem 140 camas disponíveis em vários serviços.