População e empresas esperaram décadas por uma alternativa à congestionada EN14 entre a Trofa e Famalicão. Depois de assistirem a avanços e recuos, a via está concluída e vai abrir ao trânsito esta sexta-feira.
Corpo do artigo
O último troço da variante à EN14 que inclui a nova ponte sobre o rio Ave e ligação à rotunda de Santana, em Ribeirão, abre ao trânsito na tarde desta sexta-feira. Esta última fase junta-se às duas anteriores, entre a Maia e a Trofa, onde os automobilistas já circulam há vários meses.
A empreitada da última fase está concluída antes do término do prazo dado ao construtor, sendo que a variante pretende reduzir o número de veículos que diariamente circulam pela estrada nacional. Entre Trofa e Famalicão circulam mais de 22 mil veículos por dia.
A construção da totalidade da variante foi complexa, uma vez que foram construídas duas pontes e nove viadutos. Contudo, a edificação desta nova via permitiu a construção de zonas pedonais e cicláveis e a recuperação da ribeira de Ferreiros, na zona de Famalicão.