Obra deve estar concluída no final do verão de 2023. Até lá, serviços funcionam em instalações provisórias.
Corpo do artigo
Daqui a um ano, Águeda vai ter um mercado renovado em funcionamento. A empreitada de requalificação do antigo edifício municipal começou há poucas semanas e deverá estar concluída no final do verão de 2023. Tem um custo de 4,5 milhões de euros, inclui a construção de um segundo piso, de zonas de esplanadas e de restaurantes e, ainda, de uma cobertura em vidro colorido, que remeterá para um dos maiores símbolos da cidade: as instalações artísticas de guarda-chuvas.
Adjudicada em março do ano passado, a empreitada, que tem um prazo de execução de 420 dias - a contar do seu início -, só começou mais de um ano depois, em junho deste ano, aquando da instalação de um mercado provisório, ao lado do antigo. "Todos os comerciantes foram acolhidos no espaço provisório, que tem todas as condições. Trata-se de uma estrutura modular e não de uma tenda", sublinha Jorge Almeida, presidente da Câmara, ao "Jornal de Notícias".
Os largos meses que passaram desde a adjudicação da empreitada até ao início da mesma deveram-se, segundo o edil, a "incongruências no projeto", que levaram até a que fosse necessária a contratação de um novo projetista. No entanto, no mês passado, a intervenção no antigo edifício avançou.
O mercado vai ter dois pisos, com uma área total de construção de 6778 metros quadrados. E, de acordo com a Câmara, um dos objetivos é transformá-lo num "ponto de referência na região e, ao mesmo tempo, ser alvo de visita pelos turistas".
Aposta na restauração
No piso térreo, além de lojas individuais para a venda de carne e pescado, o renovado Mercado Municipal vai contar com bancas para os comerciantes exporem os seus produtos.
No que respeita ao piso superior, será criado um restaurante - cuja sala de refeições ficará situada no mezanino para o interior do mercado - e, ainda, dois quiosques de venda e mais dois restaurantes de menor dimensão.
A cobertura do mercado promete ser um dos chamarizes do edifício. "Será totalmente removida e substituída, em parte, por painéis-sanduíche, sendo que uma das principais alterações será a colocação de vidro colorido em forma de chapéu de chuva no plano superior da cobertura", adianta a Câmara.
Novidades
Alterações na entrada
O acesso do público ao interior do mercado vai passar a ser feito através da Rua do Rio Grande e pelo alçado sul.
Zona para crianças
O mercado vai ter um espaço destinado às crianças, no piso superior. Será organizado com mobiliário em miniatura, idêntico ao utilizado no mercado, para que os mais novos possam brincar e simular as vendas que acontecem no piso térreo.