Estudantes de Coimbra fazem os últimos preparativos para o desfile que regressa em força no domingo à tarde. Serão 100 os carros alegóricos que percorrerão a cidade.
Corpo do artigo
Os estudantes de Coimbra estão a ultimar os carros alegóricos para o cortejo da Queima das Fitas de domingo, o primeiro a percorrer as ruas da cidade depois da pandemia. A semana da Queima começa esta madrugada, com a Serenata Monumental.
Numa tenda em Antanhol, à saída da cidade, estão a ser montados cerca de 80 dos 100 carros alegóricos que vão compor o desfile de domingo. Num deles estão Sofia Bizarro, Catarina Encarnação e Ana Alves, do quinto ano de Medicina. "Já vivemos outras queimas, mas acaba por ser um regresso. É um pouco estranho: sentimo-nos com sorte por ainda conseguir viver um cortejo", destaca Sofia Bizarro. Ao contrário destas três alunas, Inês Pimenta, de Farmácia Biomédica, nunca viveu um desfile da Queima das Fitas, devido à pandemia. "Estou entusiasmada por uma experiência que já achava que não ia ter", aponta. Inês é uma das 18 integrantes do carro de Farmácia Biomédica, que está a ser montado desde segunda-feira. "Esperamos terminar sábado", conta.
A última Queima das Fitas de Coimbra realizou-se em outubro de 2021, mas o cortejo não percorreu a cidade, sendo substituído por um desfile mais curto, restrito aos finalistas, realizado na Praça da Canção. O último desfile pela cidade aconteceu em 2019.
Os estudantes trabalharam todo o ano para viver a tarde deste domingo, com reuniões, atividades e recolha de fundos para que os carros fossem uma realidade. "Fazer um carro fica caro. Custou cerca de 200 a 300 euros por pessoa, entre quotas, patrocínios e fundos angariados, com convívios ou jantares", explica Sofia Delgado, estudante de Gestão de Empresas no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC). O trabalho é muito, mas Rúben Antunes, aluno de Comunicação Social, tem a certeza que o cortejo vai valer a pena. "Até amanhã [hoje] contamos terminar o nosso carro. Depois é aproveitar a Queima", diz.
Homenagem a líder falecido
A Queima das Fitas de Coimbra arranca à meia-noite de hoje com a Serenata Monumental, que se vai realizar no Largo da Sé Nova. Para além do cortejo, haverá oito noites na Praça da Canção, com vários nomes internacionais no cartaz (ler ficha). O orçamento ronda o milhão de euros.
"Investimos mais 90 mil euros no cartaz em relação a outubro, muito por causa da inflação", salienta o coordenador-geral da Queima das Fitas, Carlos Míssel. Destaca uma homenagem que será feita na primeira noite, pelo artista Plutónio, a Cesário Silva, presidente da Associação Académica de Coimbra falecido num acidente a 12 de março.
Circuitos
Autocarros gratuitos durante a noite
Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra vão dispor de dois circuitos especiais e gratuitos, de transporte noturno durante a Queima das Fitas, que decorre de 20 a 27 de maio, na Praça da Canção. A Câmara informou que estas duas linhas, gratuitas, vão "ligar as imediações da Praça da Canção a diversos pontos da cidade de Coimbra". O Município deu ainda nota de que a propósito da Serenata e do Cortejo dos Fitados, haverá restrições de estacionamento e de trânsito.
Cartaz
Artistas
O rapper catalão Morad (24 de maio), os cantores de funk brasileiros MC Kevin o Chris e MC Pedrinho (25 de maio) e o DJ israelita Astrix (26 de maio) são os artistas internacionais das Noites do Parque.
Nomes nacionais
Entre os artistas locais do cartaz estão Dino d"Santiago e Profjam (27 de maio), Fernando Daniel e Plutónio (20 de maio), Quim Barreiros (22), Branko (21), Dillaz (24) e Chico da Tina (26 de maio).