Um bolo com 228,2 metros em Ponte da Barca: “Já somos o maior da Europa"
Um bolo de mel com 228,2 metros de comprimento foi montado este domingo à tarde na vila de Ponte da Barca.
Corpo do artigo
Foi mais uma edição do “Maior Bolo de Mel de Portugal”, que se realiza naquele município deste 2016, por iniciativa da câmara, com fabricação de duas pastelarias locais. Um dos pasteleiros envolvidos, Alfredo Pimenta (pastelaria Liz), afirma que aquele já “é o maior bolo da Europa”.
Para criar o doce deste ano, que volta a superar o do ano anterior, Alfredo em parceria com o pasteleiro Manuel Veloso (pastelaria Doce Lima), utilizaram “4600 ovos, 400 quilos de açúcar, 360 quilos de farinha, 120 quilos de mel, 120 quilos de nozes, 80 quilos de manteiga, 10 litros de azeite e 80 litros de leite, e 18 quilos de fermento”.
O doce tradicional começou a ser preparado na passada quinta-feira com a parte de “partir os ovos e pesar as nozes”, na sexta-feira, Manuel e Alfredo "amassaram o bolo" e no sábado começou a ir ao forno. Ficou pronto este domingo, montado no espaço público junto ao rio Lima, cerca das 15 horas.
“A cada ano aumentamos uma média de cinco metros. Todos os anos, a nossa missão é ultrapassar [a medida do ano anterior]”, afirma Alfredo Pimenta, referindo: “Do Mundo não digo, mas da Europa sei que é o maior. Isso garanto. Há um bolo de mel na Madeira que vai aos 110 metros, um Bolo Rei em Lisboa que vai aos 80 metros, mas em Portugal e na Europa este é o maior bolo que se faz”.
O pasteleiro mostrava-se este domingo animado com a ideia de continuar a bater recordes nos próximos anos. “Tenho 55 anos de pasteleiro e a minha missão é dar a volta à vila de Ponte da Barca. Vamos ser velhinhos mas ainda vamos fazer um bolo que dá a volta à vila”.
Segundo Manuel Veloso, o bolo de mel de Ponte da Barca começou há nove anos, com quatro pastelarias, mas nos últimos dois anos, ficaram só duas. O primeiro em 2016 media 58 metros. Em 2024, atingiu 216 metros. O bolo é vendido às fatias em pequenas caixas de cinco euros. O valor reverte para instituições locais.