Milhares de pessoas encheram a Avenida Visconde de Barreiros, no centro da Maia, neste domingo, para visitar as festas de Nossa Senhora do Bom Despacho. Entre famílias com crianças a brincar e fiéis já instalados nos passeios, todos estavam entusiasmados para ver passar a procissão .
Corpo do artigo
Enquanto esperavam, muitos eram aqueles que se deliciavam com doces. Olga Maia vende doçarias há mais de três décadas e garante que, apesar de este ano as vendas “não terem sido más”, 2022 foi melhor. “Vendo muito os caladinhos. Há pouca procura, mas vai-se vendendo”, refere a comerciante.
Para além da comida, o próprio ambiente de festa atrai as famílias. Andreia Parada e Marco Monteiro decidiram “dar um passeio depois do almoço” e levar o filho até à romaria. “Sou de cá e visito esta festa desde que me lembro, agora trago o meu pequenino, mas para já ele não gosta dos carrosséis”, revela a mãe.
Por volta das 15.30 horas, os passeios começaram a ser ocupados por bancos e pessoas à procura dos melhores lugares para ver a procissão. As vizinhas Benilde Teixeira, de 76 anos, e Conceição Teixeira, de 79, vieram de propósito para o momento. “Aqui a procissão é muito bonita e tem muitos andores”, garante Conceição, enquanto admite que já não tem idade para os concertos, muito menos para as diversões, mas gosta de comer “as quatro cavacas habituais”.
Três foguetes marcaram as 16.30 horas, marcando a saída da procissão, acompanhada pela multidão. As festas do concelho da Maia terminam nesta segunda-feira.