O Bairro Dr. Nuno Pinheiro Torres, um dos maiores do Porto, com 428 fogos e mais de 1100 moradores, vai ter obras de melhoramento cujo valor ultrapassa os 8,2 milhões de euros. O prazo para apresentação de propostas foi alargado até ao final desta segunda-feira.
Corpo do artigo
O empreendimento tem 11 edifícios e o concurso público lançado pela Câmara do Porto - e publicado no Jornal Oficial da União Europeia - divide a intervenção em três lotes. O primeiro diz respeito aos blocos 1, 2 e 3 e tem um preço-base de 1,12 milhões de euros. O segundo refere-se aos blocos 4, 5, 6, 9 e 10, e tem um preço-base de 3,94 milhões. O terceiro abrange os blocos 7, 8 e 11 e tem um preço-base de 3,17 milhões. Os candidatos devem apresentar as propostas até ao final desta segunda-feira. Podem concorrer aos três lotes, mas os dois mais caros não podem ser adjudicados em conjunto. Ou seja, apenas o primeiro lote pode ser associado a um dos outros dois.
O prazo de execução das obras, previsto no concurso lançado pela empresa municipal Domus Social, que gere o parque habitacional da Câmara do Porto, é de 300 dias para o primeiro lote, de 600 dias para o segundo e de 500 dias para o terceiro.
A empreitada envolve a execução dos trabalhos de reabilitação e beneficiação dos edifícios na parte exterior, designadamente coberturas, fachadas, zonas comuns e infraestruturas.
"A obra será executada sem interrupção do tráfego na via pública, e em edifícios habitados, razões pelas quais o seu planeamento e a sua gestão diária tomarão em consideração as normais dificuldades e impedimentos decorrentes dessas circunstâncias", é alertado na documentação que acompanha o processo do concurso.
Construído em 1970, o Bairro Pinheiro Torres já teve uma empreitada de requalificação e 2010.