A câmara de Terras de Bouro lançou um concurso público de mais de um milhão de euros para a beneficiação da Estrada da Bouça da Mó, um troço da Mata da Albergaria, que é o "coração" do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
Corpo do artigo
De acordo com o programa do procedimento, que já foi publicado em Diário da República, a intervenção prevê a aplicação de calçada amarela no atual piso de terra batida, a instalação de barreiras e guardas de proteção e a construção de valetas onde as condições o permitirem.
A intervenção visa garantir uma circulação mais segura e permanente entre a aldeia do Campo do Gerês e a Portela do Homem, na fronteira entre Portugal e Espanha, salienta o documento.
"Estamos a investir não apenas numa estrada, mas na qualidade de vida da nossa população e na melhoria da experiência de todos aqueles que nos visitam. A Mata da Albergaria é um dos maiores tesouros naturais do país e queremos que seja desfrutada com conforto e, acima de tudo, em segurança", refere o presidente da câmara, Manuel Tibo, numa publicação feita nas redes sociais.
Segundo o autarca, que se recandidata a um terceiro mandato pelo PSD, "mais do que uma simples obra de requalificação, esta ação representa um importante passo" na valorização da visitação à Mata da Albergaria". "Amantes da natureza, caminhantes e viajantes terão, em breve, a oportunidade de desfrutar deste património natural em condições reforçadas, consolidando o papel de Terras de Bouro como a porta de entrada privilegiada para o coração do Gerês", sublinha Manuel Tibo.
O período para apresentação das propostas decorre até às 17 horas do próximo dia 14 de outubro. A obra tem um prazo de execução de nove meses.