Uma padaria e uma moagem de Bragança juntaram-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para realizar, este sábado, a iniciativa Pão Solidário.
Corpo do artigo
“Trata-se da terceira edição de uma ação que resulta da parceria entre a delegação de Bragança da LPCC, a padaria de Gimonde e a Moagem do Loreto, que se juntaram para promover o consumo de pão. Vendendo, simbolicamente, um pão por um euro”, explicou Anabela Anjos, da delegação de Bragança da LPCC. Desta forma se antecipa a comemoração do Dia Mundial do Pão, assinalado a 16 de outubro, e em simultâneo angariam-se fundos para a Liga.
Com a banca de venda instalada na Praça da Sé, a organização espera esgotar até à hora de almoço os mil pães confecionados pela padaria Pão de Gimonde, com farinha moída na Moagem do Loreto. “De certeza que vamos esgotar o pão e rentabilizar a iniciativa, porque rende sempre mais dinheiro do que o pão que temos. As pessoas são sempre mais solidárias e deixam mais dinheiro. Vêm para ajudar, porque algum pão no mercado não custa um euro”, acrescentou Anabela Anjos.
No ano passado a iniciativa rendeu 1500 euros. “Cada vez mais pessoas pedem ajuda à Liga para pagar rendas, transportes e outras coisas porque têm cada vez mais dificuldades “, referiu Anabela Anjos.
A Moagem Loreto fornece graciosamente a farinha e a Padaria Pão de Gimonde trata da preparação, confeção e embalamento dos pães. “O consumo de pão está a diminuir, nomeadamente entre os mais jovens, mas é um produto saudável, que tem muitas variedades, como o pão de centeio, moído na moagem de Bragança, que é um ex-líbris. Por isso quisemos unir o Dia Mundial do Pão a uma causa”, explicou.