Um grupo de ex-trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) juntou-se este sábado à porta das instalações da antiga empresa pública, agora subconcessionada à WestSea do grupo Martifer, para assinalar o seu fim.
Corpo do artigo
A liquidação e extinção definitiva terá acontecido formalmente neste 31 de março, quase quatro anos depois do encerramento, com despedimento de 609 pessoas.
A pequena manifestação foi organizada por uma comissão representativa dos antigos trabalhadores e decorreu de forma pacífica. "Não pensávamos que a empresa chegasse a este ponto de ser extinta. Pensamos sempre que um dia mais tarde voltaria a ser uma empresa pública. A esperança está sempre connosco, mas achamos que hoje é mesmo a extinção oficial", declarou o porta-voz daquela comissão, António Ribeiro, que referiu ter confirmado o fim dos estaleiros "através de informação da Assembleia da República".
Questionado pelo Jornal de Notícias, sobre a data exata da liquidação da empresa, o presidente da comissão liquidatária dos ENVC, João Pedro Martins, limitou-se a responder: "Estamos em operações de fecho".