Edifício ligado a sistemas de inteligência artificial está aberto a visitas em Matosinhos. Tem cinco postos para carregar veículos elétricos.
Corpo do artigo
"Venha a Matosinhos experienciar o habitar do futuro enquanto carrega o seu carro elétrico e desfruta de um conjunto de serviços" - é esta a mensagem que se ouve ao entrar na "casa inteligente" instalada em Matosinhos. Uma casa que gira em função do sol, assente em energia verde e ligada a sistemas de inteligência artificial. A também designada "casa do futuro" está de portas abertas ao público na Rua de Goa.
Trata-se da primeira Smart Store in Motion da Iberdrola, que surge na Casa em Movimento, projeto do arquiteto Manuel Vieira Lopes. Funciona com tecnologia 100% portuguesa patenteada em 77 países.
O objetivo do protótipo é permitir vislumbrar uma casa inovadora, do futuro, mas de um futuro próximo. "Completamente adaptada à mobilidade elétrica, mote da Iberdrola, a casa assenta num formato de sustentabilidade energética de forma a proteger o meio ambiente", explica Pedro Torres, da Iberdrola Portugal.
Eficiência energética
Há uma particularidade nesta nova infraestrutura, que acaba por diferenciá-la das restantes. O movimento de rotação que lhe conferiram foi inspirado no girassol. "A casa roda para criar zonas de sombra no verão, aumentar a exposição solar no inverno e, desta forma, potenciar a eficiência energética", fundamenta Manuel Vieira Lopes, fundador do projeto "Casas em Movimento".
Enquanto acompanha o movimento do sol, a casa inteligente produz energia limpa através de painéis fotovoltaicos instalados, que alimentam todo o edifício.
Além da inovação e modernidade ligadas ao conceito de sustentabilidade, a casa dispõe de cinco postos de carregamento elétrico de automóveis no exterior. Com potências que vão dos 22kW até aos 150 kW, a energia destes cinco postos provém igualmente dos painéis solares domésticos que estarão sob exploração por um período de 10 anos. "É o tempo que contamos estar aqui", afirma Pedro Torres.
Detalhes da casa
Quem visita a casa encontra aplicações tecnológicas alimentadas com energia proveniente de fontes renováveis. Exemplo disso é o sistema de monitorização por wi-fi do perfil de consumo e produção. Poderá ver, também, a app wallbox, que permite gerir remotamente as sessões de carregamento e consultar as estatísticas de consumo.
