Obra de Rui Chafes vai marcar centro de Aveiro. Terá quatro metros de diâmetro, mas é preciso ir pela ria para ver a escultura “quase subterrânea”.
Corpo do artigo
Uma esfera de ferro que se deixa atravessar pela luz e que pode ser vista (quase) na plenitude apenas quando se passa debaixo da rotunda da ponte-praça, ao navegar pelo canal central da ria que atravessa a cidade de Aveiro. Vai ser assim a peça escultórica que Rui Chafes, o escultor lisboeta, distinguido com o Prémio Pessoa 2015, está a preparar para Aveiro.
Uma simulação da obra foi divulgada ontem, quinta-feira, pela Câmara, durante a apresentação do programa Aveiro - Capital Portuguesa da Cultura 2024. Representa um investimento de 350 mil euros e tem inauguração marcada para o próximo 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A obra, explicou esta sexta-feira ao JN Rui Chafes, será quase impercetível à superfície. Quem olhar “pressente” que há algo no meio da abertura da rotunda, mas a peça é “quase uma escultura subterrânea” e para se “descobrir” tem de se ir pelo canal de água. Instalada numa estrutura lisa estará uma esfera em ferro, com “cerca de quatro metros de diâmetro”. Irá parecer uma “espécie de templo de luz debaixo de terra”.
O trabalho, que começou a ser idealizado “há quatro anos”, está agora em preparação no atelier. O resultado, que poderá não ser “exatamente” igual à simulação, será depois transportado para Aveiro, cidade que visitou por diversas vezes. A ideia é que a escultura esteja em harmonia com a envolvente, nomeadamente com o Rossio, que está a ser alvo de requalificação.