
Novos Paços do Concelho foram uma das conquistas do município
Foto: Amin Chaar
A Câmara da Trofa vai assinalar os 27 anos da criação do concelho com um programa de atividades entre os próximos dias 17 e 23. O objetivo é "celebrar o percurso de progresso, as conquistas alcançadas e a visão de futuro que continua a projetar o concelho como um território dinâmico e moderno".
As comemorações arrancam no dia 17 e o programa inclui o projeto Autarcas vão à Escola, que levará os eleitos municipais aos estabelecimentos de ensino do concelho, promovendo o diálogo com os alunos e incentivando a cidadania ativa.
O dia 19, feriado municipal, será o mais forte das celebrações, com a sessão solene comemorativa do 27.º Aniversário da Criação do Município da Trofa, a realizar-se no Auditório do Fórum Trofa XXI, às 11 horas. À tarde, haverá um momento de confraternização comunitária, com a Tradicional Vitela Assada, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.
A entrega dos prémios de mérito escolar, distinguindo os melhores alunos do concelho, o Passeio de Bicicletas Antigas, e a entrega dos galardões do Concurso Lusófono, que valoriza a criatividade e a expressão literária, fazem parte do programa de comemorações, que encerra no dia 23.
"Desde a sua fundação, em 1998, a Trofa tem afirmado a sua identidade e consolidado a sua autonomia, traduzida em importantes investimentos e obras estruturantes que transformaram o concelho. Entre essas conquistas destaca-se a construção dos Paços do Concelho, símbolo de estabilidade institucional e de um Município moderno, preparado para servir melhor os cidadãos. Com os olhos postos no futuro, a autarquia prepara agora novos marcos no desenvolvimento do território, nomeadamente o Centro Cultural da Trofa, que será um espaço de referência para a promoção da cultura, e o Parque de Real, que reforçará a qualidade de vida e o lazer das famílias trofenses", diz o município, em comunicado.

