Debates, exposições, desafios e outras atividades fazem parte do programa da Semana da Sustentabilidade que se realiza na Faculdade de Economia do Porto (FEP), entre segunda e quinta-feira. No centro da discussão estarão temas como consumo consciente, desigualdades, inteligência artificial ou desenvolvimento económico.
Corpo do artigo
Segundo a organização, a iniciativa terá também uma “forte aposta na área da saúde e do bem-estar”. “A Semana da Sustentabilidade visa envolver a comunidade académica em diálogos construtivos sobre questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, social e económica”, explica.
A organização pertence à FEP e aos seus organismos estudantis, contando com a parceria de parceiros externos: “A Associação RotaEco, responsável por informar os jovens e incentivá-los a contribuir para sustentabilidade ambiental, a Câmara Municipal do Porto, o GRACE – Empresas Responsáveis, associação empresarial de utilidade pública que atua nas áreas da responsabilidade social e sustentabilidade, e a Lipor - Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto”.
“Unimos esforços com parceiros externos de grande prestígio para enriquecer a diversidade de perspetivas e experiências. Através desta colaboração, pretendemos não apenas aumentar a consciencialização sobre questões cruciais, mas também mobilizar a nossa comunidade para contribuir ativamente para um futuro mais sustentável”, destaca o diretor da FEP, Óscar Afonso, citado em comunicado.
Na segunda-feira, dia 19, haverá uma formação sobre desenvolvimento sustentável com Eduardo Moura, da EDP, uma conferência sobre inteligência artificial, um ciclo de conversas para aproximar os estudantes do tecido empresarial e uma formação centrada num projeto de consultoria realizado em São Tomé, “criada por estudantes universitários com o objetivo de apoiar famílias e negócios a crescer”. “Será partilhada a experiência de um consultor que esteve no terreno e as suas estratégias de avaliação de impacto dos projetos nas comunidades”, é sublinhado.
Na terça-feira, realiza-se uma ação de limpeza e preservação da zona do Campus da Asprela e o programa inclui, ainda, uma conversa intitulada “Espelho meu, espelho meu: a libertação da violência e a construção do eu”. O objetivo é “sensibilizar o público para a violência nas relações interpessoais”. Para finalizar o segundo dia da Semana da Sustentabilidade, está agendada um debate sobre “A Sustentabilidade e a Cidade”, focado nas seguintes questões: “Como podem as cidades ser sustentáveis?” e “Como podemos tornar a nossa comunidade mais sustentável e menos desigual?”.
Durante todo o dia de quarta-feira será promovida uma ação de dádiva de sangue para a qual está convidada toda a comunidade da Universidade do Porto. “Esta ação, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, visa contribuir para o suprimento de sangue nos bancos locais, com o intuito de salvar vidas e promover a solidariedade entre os membros da comunidade académica”, refere a organização.
A parte da tarde será dedicada à música, com uma formação conduzida pelas tunas da FEP, ”com o intuito de promover o bem-estar dos estudantes através da expressão musical e emocional”. Segue-se uma “noite de fados” na Casa Ronald McDonald do Porto, “de forma a proporcionar uma noite diferente, de relaxamento e diversão, às crianças e famílias acompanhadas na instituição”. Durante toda a semana, haverá uma recolha de bens para aquela entidade.
No último dia da “Semana da Sustentabilidade”, realiza-se a Feira de Voluntariado Internacional, com a participação de várias associações que apresentarão oportunidades de realizar uma experiência além-fronteiras.
“A AIESEC in Porto FEP é a maior organização gerida por jovens do mundo e terá o papel de, no dia 22 de fevereiro, demonstrar de que forma os jovens podem agir para garantir a existência de ambientes de diversidade e inclusão, nomeadamente, a partir das experiências de estágios e voluntariado internacional da AIESEC. De seguida, a FEP International Case Team, associação dedicada ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas, irá promover um workshop sobre 1O cruzar dos dois mundos: a consultoria e a sustentabilidade’”, especifica ainda a organização.
O programa encerra com uma sessão de cinema, em que será apresentado o documentário “Seaspiricy: Pesca Insustentável”, do cineasta britânico Ali Tabrizi.