Duas horas e meia de concerto de José Cid e uma "after-party" com música que noutras épocas animou as festas académicas puseram os antigos alunos a dançar.
Corpo do artigo
A 10.ª edição do Encontro Caixa Alumni, realizou-se sábado, no Multiusos de Guimarães, e pelo quarto ano consecutivo ultrapassou os mil participantes. A festa começou em jeito de "sunset", com nove espaços de degustação e animação musical a cargo de Saud"Arte e Tun"Obebes, continuou com jantar e um concerto em que José Cid reinventou alguns dos seus clássicos. A festa continuou, pela noite dentro, com o DJ Artur Ferreira a passar música diretamente do baú.
O lema da 10.ª edição do encontro dos ex-alunos da Universidade do Minho foi "Ficamos por onde passamos", uma alusão à ligação dos mais de 80 mil diplomados à sua "alma mater". O reitor, Rui Vieira de Castro, vincou "o caminho notável" dos 51 anos da UMinho. "Impactou a região, o país e o mundo, e isso deve-se a todos os nossos professores, investigadores, técnicos e, em especial, estudantes e antigos estudantes, a quem deixo um enorme agradecimento", referiu. "Temos razões para acreditar num futuro brilhante desta instituição, que contou sempre com uma imensa rede de parceiros", acrescentou.
A festa começou com música, aperitivos e reencontros, ainda no espaço exterior do Multiusos, e prosseguiu com jantar, mas só ganhou "pedalada" quando José Cid tomou conta do palco. Foi uma viagem de duas horas e meia, ao longo de 60 anos de carreira. Houve espaço para o saudosismo, mas foi mais do que isso, porque o cantor reinventou alguns dos seus sucessos: "Cai neve em Nova Iorque", em tom jazz, "A cabana junto à praia", numa versão ABBA, e "O macaco gosta de banana", com um piquinho tropical, a soar bossa-nova. Houve quem não aguentasse nas cadeiras e se levantasse para ir dançar. Quando o cantor interpretou "Amanhã de manhã", um sucesso das Doce, de 1979, formou-se um comboio e o concerto entrou num recorte próximo das festas de casamento fora de horas.
Caldo verde às duas da manhã
Os ex-alunos estavam com o espírito em alta e o DJ Artur Ferreira foi buscar ao baú as músicas que animaram os bares e discotecas nas décadas que já lá vão, para manter as pessoas a dançar até bem tarde. Às duas da manhã, havia quem comesse uma malga de caldo verde para repor energia. "Há muito tempo que não fazia uma refeição a esta hora", confessou Carla Fernandes que voltou para casa com um novo robô de cozinha, um dos prémios da raspadinha.
O Encontro Caixa Alumni já decorreu em vários espaços de Braga e Guimarães, como o Largo do Paço, o Paço dos Duques, o Mosteiro de Tibães, a Secundária Sá de Miranda, o Multiusos de Guimarães e nos campi de Gualtar e Azurém. Os artistas principais que ao longo dos anos deram concertos para os ex-alunos da UMinho foram: António Zambujo e Márcia, Cuca Roseta, Miguel Araújo, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Herman José, Fernando Pereira, Luís Represas, GNR e José Cid.