A "nova" escola básica de Arnoso Santa Eulália, em Famalicão, foi inaugurada esta quinta-feira. A Associação de Pais quis ser "parte da solução" e em conjunto com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia arranjou o telhado, os tetos falsos, renovou a instalação eléctrica, pintou o edifício e colocou um relvado sintético no recreio.
Corpo do artigo
A intervenção orçou os cerca de 20 mil euros repartidos pelas três entidades que decidiram unir esforços para concretizar a empreitada.
Cláudia Campos, da Associação de Pais, explicou que o estabelecimento de ensino estava a precisar de algumas reparações mas como a autarquia não as podia realizar no imediato, os pais decidiram meter mãos à obra.
Pintaram a parte exterior do edifício e conseguiram angariar fundos junto da comunidade, que em conjunto com as verbas atribuídas pela Câmara e pela Junta financiaram os restantes trabalhos.
"Queríamos que os alunos continuassem nesta escola e por isso decidimos ser parte da solução e não do problema", notou Cláudia Campos.
Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão, notou a "forma dedicada" como os pais se aplicaram e frisou que "quando a comunidade se une é mais fácil e mais rápido". O mesmo salientou o presidente da Junta, Jorge Amara.
A escola acolhe 40 crianças do primeiro ciclo.