Acaba de ser formalizada a entrada da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no capital social da AJP, a única fábrica de motos do país, instalada na zona industrial de Lousada.
Corpo do artigo
A unidade, criada há 20 anos, pelo empresário penafidelense António Pinto, desenvolve e fabrica modelos únicos de motos para os mercados nacional e internacional.
Com este reforço, o empresário acredita que a fábrica poderá ter capacidade para produzir quatro mil motos por ano, número muito superior à actual produção.
O reforço do capital público por parte do Ministério da Economia e da Inovação, através da AICEP, um investimento que ronda 1,5 milhões de euros, permitirá à pequena empresa do Vale do Sousa afirmar-se na liderança de um cluster específico, sendo uma mais-valia para a região. A AJP, com 15 operários, tem em produção a moto PR3 na linha enduro-lazer e, se até aqui tinha capacidade para produzir 700 modelos por ano, passa agora a desenvolver, pelo menos, mais três modelos de motos: PR4, PR5 e PR2. O PR4 deverá estar pronto já no próximo mês.
A entrada da AICEP no capital social da empresa decorre ao longo de cinco anos, altura em que a AJP assumirá, sozinha, a gestão da unidade fabril.