
Unidade deve ficar pronta em 2027
Foto: Arquivo
Quase três anos depois da compra do terreno, avança finalmente a construção de uma unidade de cuidados continuados na Rua da Quinta da Bela Vista, em Gaia. O contrato entre a entidade promotora, o grupo Foco Saúde, e a empresa construtora foi assinado a 25 de novembro. O investimento é de 2,7 milhões de euros.
Como o prazo de execução é de 16 meses, a obra só deverá ficar pronta após o primeiro trimestre de 2027. Embora, inicialmente, a ambição fosse concluir a unidade até ao final deste ano. Pelo menos, de acordo com o anunciado pela Câmara de Gaia, que vendeu em hasta pública o terreno com 4900 m2, na freguesia de Canidelo, para a construção de uma unidade de cuidados continuados, de forma a suprir a carência do concelho nesse setor.
Tramitação
Em janeiro de 2023, o grupo Foco Saúde comprou a parcela, que inclui um palacete, capela e anexos, por 1,3 milhões. Seis meses depois de celebrada a escritura, teria de apresentar o projeto de arquitetura "e concluir as obras até 2025". Depois de construído, deveria "estar em funcionamento no prazo de um ano", pressupunham as condições então anunciadas pela autarquia.
O facto é que, concluído o processo do concurso público para a execução da obra, lançado neste verão, o contrato só foi assinado no mês passado. A obra estará a cargo da empresa Anteros Empreitadas, de Chaves.

