
Linha 9012 só tem, para já, horários para os dias úteis
Foto: Leonel de Castro/Global Imagens
Na próxima segunda-feira, entram em vigor novos horários da Unir em Gaia e Espinho. O serviço deverá ser reforçado nas horas de ponta e "colmatar todas as incompatibilidades" identificadas pelas escolas. Nesse mesmo dia, a operação terá quatro novas linhas de autocarro.
Corpo do artigo
Foram publicados, na noite desta quinta-feira, os novos horários do lote 4 (Gaia e Espinho) da rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, Unir. Rápido os passageiros, há meses a pedir um reforço da operação naqueles concelhos, reagiram ao documento nas redes sociais. Há quem diga, perante o pequeno tamanho de letra em algumas das 95 páginas do ficheiro, que os horários de algumas linhas estão "ilegíveis", como é o caso da linha 9055, entre a Feira dos Carvalhos e a estação de metro D. João II. Outros afirmam mesmo não identificar qualquer alteração. Há ainda quem peça mais horários aos fins de semana e que a informação seja disponibilizada nas paragens de autocarro dos concelhos, facilitando a consulta aos passageiros.
Todos os horários da rede podem ser consultados em unirmobilidade.pt.
Em comunicado, a Câmara de Gaia informa que "na próxima segunda-feira, 20 de maio, entrarão em vigor os novos horários da Unir, fruto da auscultação do Município aos cidadãos, bem como de um trabalho contínuo entre o Município, a Área Metropolitana do Porto e o operador" e que os horários de fim de semana "estão, ainda, a ser alvo de revisão".
O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, é também líder do Conselho Metropolitano do Porto, e tem sido alvo de várias críticas desde o arranque da operação, a 1 de dezembro de 2023.
A autarquia explica que "os horários reforçam as frequências nas horas de ponta e a oferta nos períodos noturnos e tentam, também, colmatar todas as incompatibilidade que foram identificadas pelos agrupamentos de escolas".
Quatro novas linhas
Entre as atualizações no serviço, o Município destaca a alteração na designação da linha de metrobus, entre a zona de Baixa e a estação de metro de João II. A partir de segunda-feira, passa a designar-se linha 9083, mantendo o percurso atual.
Também a linha 9038 verá o seu trajeto alterado. "Passará a realizar a ligação entre Camalhões e a Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho, servindo no seu trajeto neste concelho as zonas de Vendas de Grijó, Loureiro, Mosteiro de Grijó e Póvoa de Grijó", adianta a Câmara de Gaia.
Há ainda quatro novas linhas. Será criado um trajeto circular - 9084 - para as escolas do Olival, passando pelas paragens de Gondosende (Alminhas), Lavadorinhos e Rua Rainha Santa Isabel.
Entre Póvoa de Grijó e o Jardim do Morro, circulará a nova linha 9085, "que reproduz o trajeto da antiga linha 30P, servindo ao longo do seu percurso as zonas de Corvadelo, Serzedo, Estrada da Rainha, Pedrinhas Brancas, seguindo pela N1-15 até às Escolas de Valadares e servindo igualmente a zona da Junqueira, Laborim, Santo Ovídio, Soares dos Reis e João de Deus".
A linha 9086, entre as escolas de Canelas e o Jardim do Morro reproduzirá "o trajeto da antiga linha 50, servindo ao longo do seu percurso a zona de Cadavão, Escolas de Valadares, Rua do Jardim, Soares dos Reis, Largo dos Aviadores e Câmara de Gaia".
Por último, a linha 9067 ligará Vila d'Este às escolas do Freixieiro, "servindo o Monte da Virgem, Hospital Santos Silva, Igreja de Vilar de Andorinho, N222, Escola de Baiza".
