
Validações aumentaram oito milhões em 2025
Foto: Arquivo
A rede de transportes Unir vai acrescentar sete novas linhas à sua operação, que entram em funcionamento já a partir de 5 de janeiro. Está ainda previsto um redesenho da rede no segundo semestre de 2026, para melhorar o serviço.
Segundo o presidente dos Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins, o objetivo desta adição é responder aos pedidos dos cidadãos e às necessidades detetadas após as reuniões com as câmaras municipais abrangidas pela operação. Além disso, ter uma oferta de transportes públicos "diversificada e fiável".
As novas linhas, de ligação direta, são: 8042 (Gondomar-Parque Nascente, via autoestrada e S. Roque), 9088 (Lourosa/Fiães-Pólo Universitário), 9511 (Espinho-Casa da Música), 2046 (Feira-Boavista, via autoestrada) e 5023 (Matosinhos-Maia, via Leça do Balio). Surgirão ainda as linhas 2059 (Aveiro-Feira) e 3534 (Vila do Conde-Maia, via Câstelo da Maia).
Este aumento de oferta vai significar um incremento dos meios à disposição. Para o arranque da expansão da rede, foram adquiridas mais 12 viaturas e contratados 20 motoristas. Agora, a missão é melhorar a operação.
"No segundo semestre de 2026, quando tivermos dados mais exatos de procura, queremos redesenhar e readaptar a rede. A rede existente é antiga e a Área Metropolitana do Porto mudou", esclareceu Marco Martins, revelando ainda que, "em 2024, houve 31 milhões de validações e as estimativas apontam para os 39 milhões em 2025".
2025 foi ano de estabilização
Marco Martins admitiu que a Unir, ao serviço desde dezembro de 2023, "não começou da melhor maneira", mas acredita que houve uma evolução. Quanto ao balanço de 2025, defende que foi "um ano de estabilização" e aponta para que 2026 seja de "melhoria do serviço e otimização da rede".

