O projetoda Universidade de Coimbra para reduzir o abandono e promover o sucesso escolar entre os estudantes do primeiro ano terá um upgrade, passando a designar-se UC.ON-BOARD PLUS. A instituição do Ensino Superior nota melhorias na taxa de retenção, desde que começou o programa.
Corpo do artigo
No ano letivo anterior, 89.3% dos estudantes que estavam inscritos no 1.º Ciclo de estudos renovaram a inscrição. Apenas 10.7% ainda não o fizeram. Para já, não existem dados relativos ao atual ano letivo.
Entre os fatores para o abandono escolar, a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Cristina Albuquerque aponta questões "pessoais, sociais e contextuais, como, por exemplo, a ausência de recursos financeiros para continuarem a estudar". No novo programa de apoio a estes estudantes, "a parte mais distintiva é o Campus Happiness", que será criado, embora ainda não exista uma data para entrada em funcionamento.
Adesão não é espectacular
"Estamos a estruturar o programa e a ideia é termos um espaço na universidade, que possa ser um espaço agregador para potenciar as competências", destaca a vice-reitora. Entre as atividades previstas, estão workshops, tertúlias de saúde mental, dinâmicas de relação com a comunidade, dinamização da arte e voluntariado.
O reitor Amílcar Falcão considera que "os resultados têm sido interessantes", mas "não são espectaculares, porque o envolvimento da comunidade não é espectacular", referindo-se a ações de formação e sensibilização que realizam com frequência, mas que nem sempre têm adesão por parte dos alunos.
No entanto, sublinha que o balanço do programa foi positivo, uma vez que, "em vários anos na efetivação da inscrição dos estudantes, ficávamos com cerca de 400 vagas por preencher. Este ano, ficamos com cerca de 200 vagas", o que é "muito relevante". A apresentação da nova versão do projeto decorreu, esta segunda-feira, no Auditório 2 do Student Hub da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.