A Universidade do Minho atribuiu, esta sexta-feira, o grau de doutor honoris causa em Engenharia à engenheira norte-americana Dava Newman, ligada à investigação aeroespacial e ao empresário português da industria automóvel José Ramos. A distinção foi proposta pela Escola de Engenharia e a cerimónia aconteceu no campus de Azurém, em Guimarães.
Corpo do artigo
Dava Newman é conhecida, principalmente, pela conceção do fato espacial BioSuit. Este fato funciona como um exoesqueleto, aplicando pressão diretamente na pele do astronauta. O conceito faz com que o dispositivo seja muito mais leve e flexível que os tradicionais fatos usados até aqui na exploração espacial. Este fato continua em desenvolvimento no MIT com o foco nas futuras missões à Lua e a Marte.
A nova doutora honoris causa da UMinho é diretora do MIT Media Lab, um laboratório que se centra no estudo, invenção e utilização criativa de tecnologias digitais para melhorar a forma como as pessoas pensam, comunicam ideias e exploram novas fronteiras científicas.
Administradora da NASA
A professora catedrática no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica no MIT foi também diretora do Programa MIT Portugal durante dois períodos, de janeiro de 2011 a junho de 2015, e de junho de 2018 a junho de 2021. Durante a administração de Barack Obama, entre 2015 e 2017, foi administradora adjunta da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), tornando-se a primeira mulher engenheira no cargo.
José Ramos é licenciado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade do Porto e é atualmente presidente do grupo Salvador Caetano e da ACAP - Associação Automóvel de Portugal. É casado com Angelina Caetano, filha do fundador do grupo que lidera. Entrou na empresa em 1968, precisamente no ano em que esta assumiu uma parceria estratégica determinante com o gigante japonês Toyota. Foi assistente do presidente do conselho de administração até 1975, passando então a integrar a administração. Em 1986, assumiu o cargo de vice-presidente da Salvador Caetano - IMVT e em 2010, tornou-se presidente da Toyota Caetano Portugal.