Universidade do Minho avalia segurança do Bar Académico onde jovem morreu esfaqueado
A Universidade do Minho manifestou, esta segunda-feira, em comunicado, o seu profundo pesar pelos trágicos acontecimentos ocorridos nas imediações do Bar Académico, que culminaram na morte de um jovem no passado sábado.
Corpo do artigo
"Endereçamos as nossas sinceras condolências à família da vítima e reafirmamos total confiança no trabalho das autoridades policiais e judiciais, que prosseguem com a investigação dos factos", afirma a Reitoria.
A Universidade do Minho acrescenta que, “sendo o Bar Académico gerido pela Associação Académica, ainda que funcionando em regime de concessão a uma entidade externa, o Reitor, Rui Vieira de Castro, "está a acompanhar de perto toda a situação e avaliará, com a devida responsabilidade, as medidas necessárias a tomar”.
Neste sentido, “está a trabalhar em estreita colaboração com a Associação Académica, com vista à identificação de soluções que assegurem o restabelecimento de um ambiente mais seguro e condizente com os valores da academia”. “A segurança e o bem-estar da comunidade académica e da sociedade envolvente são prioridades inegociáveis para a Universidade do Minho”, conclui.
O edifício da Rua D. Pedro V, em Braga, onde funciona a sede da Associação Académica da Universidade do Minho foi cedido pela Universidade em 1990, depois de desativado enquanto espaço onde havia aulas da área das Ciências Sociais. Atualmente, acolhe os serviços administrativos da Associação e é sede de vários grupos culturais estudantis, neste caso num andar inferior. Acolhe ainda o Bar Académico que está concessionado a uma empresa privada, mediante o pagamento de uma renda mensal. O espaço tem sido subalugado para festas temáticas, como sucedeu no último sábado.
Conforme o JN noticiou, na madrugada do último domingo, Manuel Gonçalves, conhecido como Manu, um jovem, de 19 anos, morreu, depois de ter sido esfaqueado junto ao Bar Académico.
O jovem, estudante do 12.º ano na Escola Secundária D. Maria II, em Braga, terá alertado o segurança do Bar Académico para o facto de ter visto um dos clientes a pôr algo no copo de uma jovem, supostamente uma droga. Na sequência dessa denúncia, geraram-se desacatos no bar, que se prolongaram para o exterior, tendo a vítima acabado por ser esfaqueada três vezes no peito. Apesar de assistido pelo INEM, morreu a caminho do Hospital.
A rixa provocou ferimentos noutros jovens, que tentaram ajudar o Manu, um deles Rodrigo Mendes, que sofreu ferimentos ligeiros, como cortes na cabeça e na face, tendo, também, sido levado para o Hospital.