Universidade do Porto competitiva na 1.ª Liga mundial apesar da falta de financiamento
A Universidade do Porto (UP) anunciou que está próxima do "top 200" mundial em reputação académica e citações, os itens mais importantes do ranking que avalia as instituições de ensino superior. E isto acontece num cenário de subfinanciamento público, conforme critica o reitor, António Sousa Pereira.
Corpo do artigo
"A Universidade do Porto mantém-se competitiva entre as melhores do mundo, apesar do subfinanciamento", afirma o reitor. A escassez de investimento levou mesmo a UP a perder a liderança nacional para a Universidade de Lisboa no ranking mundial de universidades da Quacquarelli Symonds (QS).
"É um resultado notável para qualquer uma das instituições, devido ao subfinanciamento a que as universidades públicas portuguesas estão sujeitas de há anos a esta parte: é muito difícil jogar na 1.ª Liga universitária à escala planetária com as condições existentes em Portugal", sublinha António Sousa Pereira, apontando críticas "à falta de investimento em edifícios" e ao "subfinanciamento à investigação". Aliás, foi a falta de investimento nos edifícios que levou a UP a baixar alguns lugares no ranking mundial de universidades. Depois de ter atingido no ano passado a melhor classificação de sempre (253), a UP passou agora para o lugar 278. A Universidade de Lisboa classificou-se na posição 260.