Para tentar atrair estudantes internacionais, uma comitiva da Universidade do Porto vai percorrer o México, Colômbia e Peru. No final deste périplo inicial, o mesmo grupo seguirá para o Brasil. Isto porque aquela instituição dispõe de 738 vagas, em 53 cursos, para estudantes internacionais, e quer preenchê-las.
Corpo do artigo
Até ao final deste mês, uma comitiva da Universidade do Porto (UP) permanecerá no México para divulgar a oferta formativa daquela instituição. A UP está a participar em duas feiras internacionais: a Expo Estudiante e Expo Pogrados. Estas iniciativas decorrem, precisamente, nas principais cidades do México (em Monterrey, Cidade do México e Guadalajara), Colômbia (Bogotá e Medellín) e no Peru, em Lima.
Por este motivo, a comitiva passará por todas estas cidades até 10 de março. Seguirá depois para o Brasil, marcando presença, de 16 a 27 de março, no Salão do Estudante, considerada a maior feira de educação internacional da América Latina, sublinha a UP.
Isto, numa altura em que o número de estrangeiros a frequentar a Universidade do Porto regressou aos registados antes da pandemia.
Há 738 vagas por preencher
Em causa, explica aquela instituição, está a segunda fase de candidaturas ao concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais 2024/2025. Esta é, reforça a UP, "a principal porta de entrada nos cursos de graduação" (licenciatura e mestrado integrado) para estudantes de outras nacionalidades.
Há 738 vagas por preencher e reservadas para estudantes internacionais, distribuídas por 53 cursos.
O périplo pelo Brasil inclui passagens por São Paulo e Rio de Janeiro. É precisamente em São Paulo, a 16 e 17 de março, que arranca o Salão do Estudante, "reunindo cerca de 200 instituições de ensino superior de todo o mundo", acrescenta a UP.
Segue-se, a dia 19, uma passagem pelo Rio de Janeiro. E ainda Brasília, Salvador, Campinas e Curitiba.