
Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Pedro Granadeiro / Global Imagens
O conselho de diretores da Universidade do Porto decidiu, esta sexta-feira, que, quando for "exequível", os exames podem ser realizados à distância e que cada faculdade pode criar uma época especial.
Corpo do artigo
Em resposta à agência Lusa, a Universidade do Porto indicou que o conselho de diretores das 14 unidades orgânicas se reuniram para analisar e ponderar sobre o decreto do Governo que determina a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, sem prejuízo das épocas de avaliação em curso.
No âmbito da reunião extraordinária, ficou decretado que quando a faculdade considerar "exequível e justo" para todos os estudantes os exames podem ser realizados à distância.
13259105
Paralelamente, quando tal não for "adequado ou justo", uma vez que muitos exames já foram realizados, devem ser "mantidas as avaliações presenciais, de acordo com o calendário previsto".
O conselho de diretores da U.Porto decidiu também que, caso seja entendimento da faculdade, pode ser criada uma época especial, preferencialmente no fim do ano letivo, aberta aos estudantes que "justificadamente e no contexto pandémico estejam impossibilitados de comparecer nas épocas em curso".
Na quinta-feira, em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) afirmou que as medidas anunciadas pelo Governo para as universidades surgem "na altura certa".
"O anúncio vem na altura certa, na medida em que havia algumas universidades nas zonas do país onde a situação é mais critica neste momento, que estavam a ter alguma dificuldade em manter um clima de confiança dentro das instituições", afirmou António Sousa Pereira.
O presidente do CRUP e também reitor da Universidade do Porto disse esperar que as medidas "contribuam para achatar a curva e controlar a difusão da doença", mas também a tranquilizar as pessoas.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quinta-feira que "no âmbito da autonomia universitária", as instituições do ensino superior "devem adotar as devidas medidas, tendo em conta que alguns dos estabelecimentos estão neste momento em avaliações e poderão ter de reajustar esse calendário de avaliações".
