Depois de uma edição cancelada e outra online, a Mostra da Universidade do Porto regressou. Entre esta quinta-feira e domingo, os alunos do ensino básico e secundário poderão encontrar informações sobre os diversos cursos das faculdades que englobam a Universidade do Porto (UP). O Pavilhão Multiusos de Gondomar foi o local eleito para a 19.ª edição do evento.
Corpo do artigo
Durante quatro dias, 14 faculdades estarão distribuídas ao longo do Pavilhão Multiusos de Gondomar com a finalidade de "dar a conhecer a oferta formativa da Universidade e demonstrar o lado mais divertido do conhecimento científico", mencionou, esta quinta-feira, o reitor da UP, António de Sousa Pereira, na inauguração da mostra.
Estão inscritas cerca de 60 escolas que, durante os próximos dias, irão marcar a sua presença na iniciativa. Esperam-se mais de sete mil estudantes e à sua disposição estarão cerca de 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado na Universidade do Porto.
A novidade desta 19.ª edição é o modelo híbrido. "Os interessados poderão optar por duas opções: visitar o local presencialmente ou acompanhar o evento em formato virtual", referiu o reitor da UP. Quem optar pela segunda opção terá disponível, através da plataforma do evento, tudo o que estará a acontecer ao minuto no Multiusos de Gondomar.
Os anos escolares presentes são, designadamente, os 12.º e o 9.º. "É bom que, para além do 12.º ano, que o nono também seja chamado para estas iniciativas, porque é mais fácil para nós, que estamos quase a ingressar no secundário e podermos escolher com mais facilidade uma área de estudo", disse, ao JN, Isabel Nunes, aluna do 9.º ano do Colégio Nossa Senhora de Lurdes, no Porto.
Desde pequena que Isabel que tem o futuro bem planeado: "Sempre me interessei pela área da saúde e é o que eu quero seguir quando entrar na faculdade". No entanto, existem ainda jovens indecisos quanto ao curso que querem integrar. "Nota-se que muitos dos alunos que aqui vêm estão desinformados e que, mesmo estando no último ano do secundário, ainda não sabem o que querem seguir", afirmou o representante do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
Os visitantes "podem encontrar e participar em dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica. Entre aulas práticas de pintura e desenho a experiências de produção de medicamentos e cosméticos", adiantou António de Sousa Pereira.
De forma a facilitar e a dar a todos a oportunidade de visitar o evento, a Universidade do Porto disponibilizou, ainda, "um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Multiusos de Gondomar" assegura o reitor, com partida dos três polos que integram a Universidade.
A entrada é gratuita e a porta estará aberta das 10 às 19 horas durante os dias de hoje e amanhã. No fim de semana, abre às 11 e encerra às 19 horas no sábado e às 18 no domingo.