A partir de amanhã, quinta-feira, doentes agudos devem ligar para a linha SNS 24 que, conforme o diagnóstico, encaminhará os utentes de imediato para o hospital ou para uma consulta no Centro de Saúde em 24 horas. Objetivo é reduzir as cerca de 23 mil “falsas urgências” anuais e atender mais depressa os casos graves
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O acesso aos serviços de Urgência dos hospitais de Aveiro e Águeda, ambos integrados na Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro, terá novas regras a partir de amanhã, quinta-feira, para as situações não urgentes. Antes de ir à Urgência, este doente terá de ligar para a linha SNS 24 (808242424), que o encaminhará, conforme a gravidade, para autocuidados (tratamento em casa), para o Centro de Saúde ou para a Urgência do hospital.
Se o doente for à Urgência sem contacto prévio com a linha SNS 24, receberá no hospital a indicação para ligar para o 808242424, através de um telefone colocado no local. Só será visto na Urgência se o enfermeiro que o atender pelo telefone considerar que tal é necessário. Se entender que o problema pode ser resolvido no Centro de Saúde da sua área de residência, o SNS marca uma consulta no prazo máximo de 24 horas. Se não houver vagas no Centro de Saúde, o doente é visto na Urgência.
O novo projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que foi lançado no Centro Hospitalar da Póvoa/Vila do Conde em maio de 2023 e já replicado em outras ULS, foi esta quarta-feira apresentado no Hospital de Aveiro, e visa “evitar deslocações desnecessárias à Urgência - mantendo os doentes no conforto de casa até terem consulta no centro de saúde - e libertar o serviço do hospital para as verdadeiras urgências, melhorando o atendimento e reduzindo os tempos de espera”, explicou a presidente da ULS da Região de Aveiro, Margarida França.
Francisco Rosmaninho, diretor do serviço da Urgência da ULS, revelou que as “falsas urgências”, ou seja, utentes que recorrem indevidamente ao serviço, e que são triados com as pulseiras azuis e verdes, são cerca de 25%. Com o novo modelo, e tendo em conta a experiência de outros hospitais que aderiram ao sistema, o responsável de Aveiro acredita que será possível reduzir em 30% o número de pessoas que se deslocam desnecessariamente às Urgências de Aveiro e Águeda. Se tivermos como referência uma “média semanal de 450 pulseiras azuis e verdes”, cerca de 23 mil por ano, como adiantou ao JN Francisco Rosmaninho, a ULS espera ter menos 7000 atendimentos por ano na Urgência.
O médico garantiu que todos os doentes terão uma resposta e, na eventualidade de qualquer falha no sistema, há sempre uma “tábua de salvação”, a Urgência do hospital.
O novo modelo “só é possível implantar” porque houve um reforço do quadro de médicos de família, com a entrada recente de 21 novos clínicos para os centros de saúde, que colmataram carências graves, como em Sever do Vouga, lembrou Margarida França.
Hoje, na apresentação das novas regras, a ULS convidou os autarcas da região, a quem pediu ajuda para as divulgar junto da população, “transmitindo confiança num novo sistema que é mais confortável e adequado para o doente”, resumiu Margarida França.
Em que situações deve ligar para a Linha SNS 24 (808242424)?
Perante uma doença aguda (não grave), deve contactar o SNS 24. Em situações que coloquem claramente em risco a vida, o contacto é encaminhado para o Numero de Emergência Nacional 112.
Em que situações deve ligar 112?
Perante uma situação grave ou de risco de vida, deve ligar 112. Sendo uma urgência/emergência médica, a sua chamada será transferida para o INEM. Consideram-se situações graves ou de risco de vida, os seguintes exemplos:
Alteração do estado de consciência:
Suspeita de AVC (alteração da fala, face ou força);
Engasgamento (após tentar ajudar);
Dificuldade em respirar;
Acidentes com ferido(s);
Dor no peito;
Hemorragias abundantes ou incontroláveis;
Queimaduras graves ou em zonas sensíveis.