A urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro vai estar encerrada entre as 20 horas desta terça-feira e as 8 horas de amanhã.
Corpo do artigo
Em comunicado, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), no qual se insere aquele hospital, informa que, “apesar de todos os esforços encetados para completar as escalas médicas estão previstos constrangimentos no funcionamento da urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro, devido à adesão dos cirurgiões gerais ao movimento da recusa de realização de mais de 150 horas extraordinárias”.
Em caso de necessidade, “os utentes devem dirigir-se às unidades hospitalares mais próximas”, acrescenta o CHBV, que apela à “compreensão” dos utentes e lamenta os “constrangimentos” causados pela situação que, “ apesar de todos os esforços, não foi possível ultrapassar”. Os serviços do CODU/INEM, Corporações de Bombeiros, Hospital de Referência e hospitais mais próximos foram notificados.
Esta é a quinta vez que o serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro encerra este mês devido à recusa dos profissionais de saúde em realizar mais horas extra, sendo que os outros casos sucederam nas noites do passado sábado, domingo, terça-feira e sexta-feira.
Águeda sem urgência básica
Também em Águeda o Serviço de Urgência Básica do Hospital Conde de Sucena (que faz parte do CHBV,) tem tido constrangimentos. Por “não ter sido possível completar as escalas médicas”, aquele serviço vai encerrar entre as 20 horas desta terça-feira e as 8 horas de amanhã. Hoje só vão ser admitidos doentes até às 18 horas.
Em Águeda há a registar um outro caso de encerramento este mês, que sucedeu na noite da última terça-feira.