Espaços vão acolher doentes e profissionais de saúde durante as obras de ampliação do serviço hospitalar
Corpo do artigo
O serviço de Urgência do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai ser transferido no próximo mês para duas estruturas modelares e um hospital de campanha, que foram montados no perímetro do hospital, informou esta terça-feira a administração. A Urgência vai funcionar na tenda e nos dois pré-fabricados até serem concluídas as obras de requalificação e ampliação do serviço que foram iniciadas em novembro de 2020 e que, segundo os prazos iniciais, deviam ter sido concluídas no final do ano passado. A administração do centro hospitalar não adiantou ao JN até quando o serviço funcionará nas instalações provisórias.
"A remodelação implica obras profundas do edifício existente, o que obriga à desativação total das atividades e isolamento da área para demolições", explica em comunicado a administração do CHTV, acrescentando que "para dar início a esta fase da obra, foi necessário deslocalizar quase toda a área clínica para fora do edifício principal". No hospital manter-se-ão apenas a Sala de Emergência, Traumatologia, Pequena Cirurgia e Cirurgia Geral.
As três novas estruturas foram colocadas junto à Urgência. Um dos pré-fabricados vai receber os doentes não respiratórios, o outro espaço do mesmo género vai servir para apoio de acompanhantes e o hospital de campanha do INEM vai receber doentes com covid-19.
As obras estão orçadas em 6,4 milhões de euros e "pretendem criar as condições necessárias para responder às necessidades da população, permitindo reduzir os tempos de espera e as assimetrias territoriais, bem como aumentar a disponibilidade de serviços médicos diferenciados", refere a administração.
"A intervenção prevista vai dotar a urgência de uma maior capacidade de atendimento em picos de grande afluência e tratar com condições adequadas os doentes mais complexos", conclui a o CHTV.